Pacientes com Hiperatividade, TDAH, TDA e Dislexia, têm maior dificuldade de manter a atenção focada durante certo período, além de falta de interesse, e em alguns casos movimentos constantes de mãos e pernas.
O que torna a higiene bucal e o tratamento dentário um desafio, necessitando assim uma atenção especial da Cirurgiã Dentista.
Em alguns casos, podem apresentar alterações fisiológicas como respiração bucal e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, mais comum nos portadores de TDAH e TDA.
- Respiração bucal: quando a respiração não passa pelo nariz deixando o caminho livre para as bactérias se infiltrarem na boca.
- Síndrome da apneia obstrutiva do sono: quando há o relaxamento dos músculos da garganta durante o período de sono. Dessa forma, as vias respiratórias se fecham e o paciente não consegue ter uma respiração normal.
Sabemos que devido a impulsividade e inquietude é difícil manter um tratamento do começo ao fim. Não é raro que pacientes com estas características entram no nosso consultório com: Stress, Ansiedade e Depressão.
E por este motivo, que a nossa equipe está pronta para atender de forma clara e segura, respeitando principalmente o tempo do paciente, além de esclarecer a importância dos cuidados preventivos em relação às doenças bucais.
Mas você sabe as diferenças entre essas siglas e nomenclaturas: Hiperatividade, TDAH, TDA, Dislexia?
Por terem sintomas semelhantes e, às vezes, surgirem concomitantemente, é importante compreender a diferença entre cada uma delas.
Hiperatividade
A hiperatividade é justamente caracterizada por um estado de energia excessiva (inquietude e impulsividade). Ela é dividida em duas categorias: Motora e Cerebral
TDAH e TDA
Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ocorre quando, além da falta de atenção, o indivíduo apresenta comportamento hiperativo.
Já o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) apresenta um diagnóstico possível quando o paciente demonstra ter comportamentos excessivamente dispersos.
Dislexia
A dislexia caracteriza-se pela dificuldade de aprendizagem para ler e escrever. Outros sintomas incluem dispersão, dificuldade de prestar atenção, fraco desenvolvimento da coordenação motora fina, fraca capacidade de memorização, falta de interesse por conteúdos impressos, dificuldade em ler mapas e usar dicionários, desorganização, entre outros.
Ainda está com dúvidas? Nos envie sua pergunta, para que a nossa equipe possa te tranquilizar. Clique Aqui.