Bruxismo – Causas e Tratamentos

O que é ?

O Bruxismo é identificado através do hábito de ranger ou apertar dos dentes, especialmente durante o sono. Ocasionando dores e outros sintomas.

Causas

Normalmente associado ao estresse, afetando adultos e crianças. Porém, pode ser identificado também, como consequência de:

• Ansiedade,
    • Refluxo,
    • Apneia do Sono.

Outros fatores, menos comum, porém possível de causa, é o excesso de Café, Nicotina ou Drogas.

Sintomas

Por ser, na maioria das vezes, um ato noturno, muitas pessoas não sabem que têm bruxismo. E só percebem quando, já existem danos dentários ou pelo barulho do ranger dos dentes, durante a noite.

Os sintomas mais comuns são:

• ranger, fazer barulho, ou apertar os dentes;
    • estalos e crepitação ao abrir e fechar a boca;
    • esmalte dentário desgastado ou trincado;
    • dentes achatados, quebrados ou amolecidos, soltos;
    • dores de cabeça, pescoço, mandíbula ou face devido ao tensão dos músculos;
    • dor, zumbido ou pontadas no ouvido;
    • recuo da língua;
    • limitação de abertura , fechamento ou desvios ao abrir a boca;
    • sensibilidade dentária;
    • problemas posturais, da cervical;
    • alterações do sono.

Tratamento

É necessário um diagnóstico Clínico realizado pelo seu Dentista, e a partir desta análise será recomendado o uso de placa, a necessidade de correção da mordida e/ou Aplicação de Botox.

Placa Oclusais (Silicone ou Acrílico).

Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e evitam o desgaste e outros danos aos dentes.

Correção da Mordida

Quando a condição é consequência de um problema de alinhamento da mordida, o mais indicado é realinhar a mordida através de restaurações na coroa ou uso de aparelho ortodôntico.

Aplicação de Botox

A toxina botulínica , age temporariamente no tônus muscular, aliviando muito a força excessiva que a pessoa faz quando cerra a boca ou range os dentes. Por isto, o paciente já sente uma melhora significativa nas dores provenientes do Bruxismo.

Sua aplicação é rápida e indolor, e dura por volta de 4 a 6 meses.

Se você se identificou com algum sinal ou sintoma relatado aqui, converse com seu dentista e entenda melhor o que é Bruxismo, evitando danos maiores aos seus dentes.

Entre em contato conosco e marque sua consulta. Agende Aqui.

Você sabia?

Que o Bruxismo não é o único problema associado a tensão dos músculos?

Existe também o DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular), para saber mais sobre este assunto, Clique Aqui.